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O texto "O que vai acontecer em 2012 - Perguntas e Respostas" foi totalmente reescrito e atualizado no dia 12/12/2011.
Caso você já tenha lido um tempo atrás, recomendamos uma re-leitura.

Clique aqui para ler o texto.

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quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Insônia - O que é?

Fonte da imagem:
Site - Mulher Beleza

Olá a todos! Gostaria de falar um pouco sobre esse problema que afeta uma grande parte da população, a insônia.

-> Mas o que é a insônia?

Gostaria de dizer minha visão, diante do que tenho experienciado.
Caso você tenha insônia, reflita sobre esses pontos que mencionarei aqui e poderá estar se tratando. Pois às vezes é um ponto que você ainda não parou para pensar.
Existem diversos fatores que favorecem a insônia.
Diante da metafísica, Insônia é:

- Tensão, culpa, medo, não confia no processo da vida.

Essa tensão e medo vem da ansiedade.

-> Mas o que é ansiedade?

- Ansiedade é medo, e é quando a pessoa não tem confiança no fluxo e no processo da vida.

Ora, se você notar é a mesma causa da insônia! O medo de deixar a vida rolar, o medo do amanhã.
Quando você está ansioso você fica pensando muito na situação que está por vir, que tanto você teme. Mas por que? Pois você está com medo da situação, medo do que pode acontecer, medo de falhar, medo de errar, medo de não dar certo.

Sendo assim, recomendo que você reflita bem sobre isso e busque não pensar muito e excessivamente no amanhã, no que está por vir. Apenas acalme-se e deixe fluir. O que tem que acontecer, vai acontecer e ponto final.

A ansiedade não causa somente a insônia, mas causa também problemas emocionais e metabólicos no físico. Ansiedade em casos mais graves, faz com que a pessoa tenha até mesmo síndrome do pânico, fobia social, e medos de um modo geral. Causa também distúrbios no aparelho digestivo, como dores de barriga, diarréias, cólicas, como também sensações de frio e de calor e sudorese.

Busque tranquilizar-se diante das situações do dia-a-dia e não estar se preocupando excessivamente com o que está por vir.

Existe também outros fatores que afetam, como;

- Horário de dormir
- Alimentação

O melhor horário para se deitar, diante do relógio biológico natural que todos temos, é as 20:00, e acordar as 04:00 da manhã.

Infelizmente na sociedade rotineira que vivemos, é muito difícil ir dormir essa hora. Então o que recomendo é dormir até no máximo umas 23:00 e acordar às 07:00 da manhã, dormindo então por 8 horas.
Mesmo que você não sinta sono, deite na cama nesse horário e acorde no horário que mencionei.
Acontece que, se a pessoa não estiver indo dormir nessa faixa de horário, ela vai começar a desenvolver cedo ou tarde problemas como; síndrome do pânico, depressão, medos e assim por diante.
Mas por que?
Pois das 20:00 horas às 04:00 nosso cérebro libera uma substância, um neurotransmissor, chamado Serotonina. Essa substância está relacionada ao prazer, é a substância do prazer. O que faz a pessoa estar feliz, de bem com a vida, digamos assim.
E acontece que, essa substância só é liberada nesses horários e se a pessoa estiver dormindo e de preferência no escuro.
Se não estiver dormindo entre esses horários das 20:00 às 04:00, ela não é liberada.

Essa substância sem estar sendo liberada ao longo do tempo, vai estar em falta no organismo da pessoa, então vai gerar uma depressão, trazendo tristeza, medos.

Outro fator é alimentação, principalmente antes de dormir.

- JAMAIS ingira produtos que contém cafeína, antes de dormir.
- JAMAIS tome leite antes de dormir (aliás... jamais tome leite na vida, isso irei explicar num outro post aqui no blog em breve).

Pois isso gera um estado mental ativo. Se você for uma pessoa agitada e sensível a cafeína, você deve cortar a cafeína PARA SEMPRE. Assim como eu fiz, por ser sensível a cafeína.
Não sinto falta, não passo mal por não tomar um "cafézinho"! De jeito algum! Me sinto mil vezes melhor do que antes, quando tomava café.
Faça um teste! Verás como uns 2 meses depois você estará muito melhor! Falo isso por experiência própria.

Resumindo, não se preocupe tanto com o "amanhã", ajuste seu horário de dormir diário e corte 100% produtos que contém cafeína.

-> Como resolver a insônia senguindo essas etapas citadas:

- Ao deitar-se na cama, feche os olhos e tente dormir.
- NÃO levante-se, para ir ver TV, para ler um livro ou para fazer algo mais, fique na cama.
- Com isso, uma hora você vai dormir. Muitas vezes não é na primeira noite. Mas você deve persistir todas as noites, sem exceções.
- Acorde às 07:00 da manhã e levante da cama, sem ficar "enrolando".
- Mesmo que você não dormiu nada durante a noite, levante-se da cama e comece seu dia.
- NÃO tome café, chá preto, nem chá verde, pois eles estimulam. Nem de manhã, nem durante o dia (que é onde o sono vai vir). Você não pode estimular durante esse procedimento. Pois isso tudo é uma re-programação que você estará fazendo em sua vida.
- NÃO durma durante a tarde, pois isso vai afetar. E NÃO tome nada estimulante, apenas mantenha-se acordado.
- É difícil, caso você não ter dormido na primeira noite, ficar acordado bem durante o dia, mas você não pode nem cochilar. Se o sono for muito, cochile apenas por uns 30 "no máximo". Programe um despertador para você acordar.
- Com certeza, com a chegada da noite, você irá dormir.

Faça esse procedimento, caso você tenha dificuldades de dormir.
Qualquer dúvida entre em contato, por comentário ou por email:

portal_estelar@hotmail.com

Faça! Você irá notar um imensa diferença!
Agora depende de você mudar isso, ok.

Fique na paz!

13 comentários:

  1. Muito bom, Jazz. Gostei das suas dicas.
    Espero que as pessoas pensem mesmo no que vc disse sobre ansiedade.

    grata pela informação.
    laura

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  2. Poxa Jazz adorei as dicas.. vou começar a fazer isso tudo hoje já .. até pq eu ando fazendo tudo errado.. dormindo lá pelas 3h da manha e acordando tarde e passo o dia de mau humor hehehe.. e tomo muito café.. é.. realmente preciso mudar para que tudo mude tbm.. (voce sabe oq né? hehe).. então depois de 2 meses vou te contar como estou ;) e ahh.. estou curiosa em relação ao leite!!!

    Beijos.. Andressa

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  3. À Laura Botelho:
    Olá! Muito obrigado! É uma visão que pouco se divulga em relação a esse problema. Os médicos "comuns" apenas receitam anti-depressivo e calmantes, mas não buscam a raiz do problema. Infelizmente.

    Obrigado!
    Grande abraço a você!

    À Andressa:
    Olá Andressa! É importante que você trate o "físico" também, pois não adianta muito fazer tratamento energético/espiritual e deixar o físico de lado, entende! É um todo.
    Em relação ao leite irei falar em breve aqui no blog!
    Nos falamos em breve!

    Obrigado!
    Abraços!

    Fiquem na paz!

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  4. Jazz,

    Uma vez já me disseram que uma das causas da ansiedade é a obsessão.Confirmas isso??


    Em relação a dormir cedo pra mim vai ser difícil, pois trabalho de dia e de noite, alternadamente.

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  5. Olá Freddyce!
    Bom pode variar muito, mas existe o seguinte; Se a pessoa for ansiosa, entidades obsessoras vão usar isso como vantagem para eles, como fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de dormir. e tentar deixá-la perturbada nesse sentido. Se a pessoa não dorme vai piorando bem depressa, físico, emocional e espiritual.
    Isso é bem comum em casos mais "avançados" de obsessão.

    Em relação a seu caso, é uma pena ter de trabalhar nesse horário. Pois não faz bem para ninguém. Sei que é difícil, mas tente buscar uma outra área com o tempo, ou a mesma área mas com outros horários, entende. Faça o melhor para VOCÊ.

    Obrigado pelo comentário!
    Fique na paz!

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  6. ...INSÔNIA:
    Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo I.O.R., 73 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários clientes que sofrem de INSÔNIA
    Recebendo as técnicas da REFLEXOLOGIA, o Paciente consegue obter ótimos resultados; que proporcionarão assim uma excelente melhora em sua qualidade de vida.
    A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
    de comunicação com o cérebro, para que este
    possa agir, corrigindo assim o problema.
    Não tem contra indicação para estes
    casos e não usa medicamentos
    Visite meu Site: www.djalma.com.br
    São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL.
    Djalma de Oliveira Junior :.
    Fone: 11- 9828-7678

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  7. Olá Djalma!
    Conheço reflexologia, pois lido com auriculoterapia chinesa, sendo que os "segmentos" são muito parecidos, onde só muda o local de aplicação no corpo!
    É muito bom, possui ótimos resultados para todos os tipos de problemas de saúde. Pena que pouco se divulga.
    Parabéns pelo trabalho!

    Fique na paz

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  8. vou tentar cortar a cafeina,bebo muito cafe, e tenho insonia.tomara que de certo

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  9. Olá amigo!
    Pode apostar que sim! Cortando o café você irá melhorar em diversos aspectos, inclusive no dia-a-dia na vida, não somente na insônia.

    Fique na paz!

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  10. Meu grande mal e o disturbios da ansiedade e sindrome do panico,vai fazer 1 ano que passo por serios problemas,sinto como se eu tivesse tendo um enfarto,fui varias vezes para a emergencia,mas depois me falaram que e ansiedade e fui pouco a pouco aprendendo a conviver com esta situacao,agora pergunto sera recomendado buscar um psiquiatra,ja que eles nos intoxicam com remedios e dele serei dependentes?fico pensando se devo buscar ou nao,mas na verdade tambem tenho medo de ficar depedente de drogas para este mal.

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  11. Olá Karla!
    Consultar um psiquiatra não é prejudicial. O problema são os medicamentos mesmo, como você mencionou, infelizmente. Mas existem outras opções naturais de tratamentos, com florais, fitoterapia, cristais, reiki e tratamentos energéticos. Busque algo do tipo, e você verá o resultado bem em breve.

    Fique na paz!

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  12. Boa tarde,

    Existem muitos psiquiatras, e muitos doctores hoje em dia sobre tudo e nao percebem nada de nada e nem nunca vao perceber, porque nada é uma questão de estudo e sim de aplicacao.

    Em relacao ao sono, concordo inteiramente com o que foi dito, este sono descontrolado e este cansaço que vivenciamos, penso até que nao está associado tanto a alimentação, mas sim á informação agressiva que recebemos dos aparelhos, como o computador, o radio, o telemovel ( celular ), e isso é que realmente vem dando cabo da cabeça das pessoas, desregula por completo as funções basicas do organismo.

    Um dos bons ideais é mexer-se, nao ficar no computador, e fazer coisas que se gostam ao ar livre.

    Praticar exercicio, etc..

    Quando estamos a praticar exercicio e nao estamos a pensar nele, algo acontece conosco.
    Se estivermos a pensar na execucao do exercicio, esse exercicio nao se torna eficaz e até se pode tornar sonolento e mau.

    Por isso, penso que a melhor funcao que pode haver é a prática nao cerebral mas fisica.

    As pessoas estao cada vez mais enganadas porque existem estudos para tudo e realmente vao criando mais problemas.

    Acerca do estudo aqui apresentado,
    essa hora é muito boa, mas só começa a ser boa se for exercida e praticada.
    Penso que nao se deve fazer esse cochilo nem que seja durante 5 minutos.

    Outra coisa muito importante é a maneira como se acorda, se a pessoa quando abrir os olhos de manha ficar na cama e nao saltar logo da cama, isso nao adianta nada. É muito importante este ponto!

    Em relacao ao blog, penso que o jazz faz isto por amor, sem realmente pensar se faz mal ou bem! Ele dá o seu melhor, e isso é muito bom de se ver.
    Tem pontos que eu nao concordo, mas quem nao concorda nao e obrigado a ler ou a julgar.

    Por isso força! : ]

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  13. Ao Anônimo:
    Olá amigo! Obrigado pela visita em meu blog!
    Lhe agradeço por resaltar pontos importantes em seu comentário e por ter sido sincero em dizer que não concorda com alguns pontos.
    A coisa funciona assim mesmo, cada um está na sua linha de pensamento, onde o mais importante é o respeito de se ter com a opinião do outro. É algo que deveria ser seguido por todos, o respeito as opiniões do próximo. Isso eu sigo e admiro quem também segue!

    Obrigado pela visita!
    Fique na paz!

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